
A ergonomia no trabalho, além de ter um impacto positivo, é extremamente necessária. Em seguida inumeramos alguns benefícios impressionantes da ergonomia no local de trabalho:
1. Benefícios para a saúde
As pessoas que trabalham em locais de trabalho ergonómicos beneficiam de uma saúde melhorada. O efeito da ergonomia no computador, começa no sistema cardiovascular e estende-se a outras áreas. O seu coração será mais saudável do que seria se trabalhasse num ambiente normal.
2. Produtividade melhorada
Os locais de trabalho ergonómicos são locais de trabalho eficientes. A ergonomia no posto de trabalho combina diferentes ideias para melhorar a capacidade dos trabalhadores de concluírem as suas tarefas – desde a organização de artigos e materiais até à integração de equipamento informático e monitores.
3. Diminuição das dores
As regras de ergonomia centram-se na otimização da conceção do local de trabalho, das ferramentas e do equipamento para reduzir o esforço dos trabalhadores, minimizar a fadiga e melhorar o conforto e a segurança em geral, ajudando a melhorar a postura e a reduzir o risco de lesões músculo-esqueléticas, como as dores de costas.
4. Foco na segurança
A ergonomia criará um ambiente de trabalho mais seguro e aumentará a consciencialização. Eliminará os perigos, melhorará os postos de trabalho para reduzir o desconforto e ensinará os seus empregados a atualizar os seus espaços tendo em conta a segurança.
5. Aumento da satisfação dos trabalhadores
Quanto mais se inclinar para a cultura da ergonomia, mais positivo será o seu ambiente de trabalho. A ergonomia no local de trabalho pode ajudar a melhorar a satisfação dos empregados, reduzindo o stress físico e mental.
Conselhos para conseguir uma boa ergonomia no seu posto de trabalho
Quase todas as empresas podem beneficiar se prestarem atenção à ergonomia ao conceberem um espaço de trabalho para os empregados. A ergonomia no trabalho é um processo científico que tem em conta as necessidades dos empregados ao organizar um escritório ou outro tipo de ambiente de trabalho. Uma forma de considerar a ergonomia num local de trabalho é utilizar a ergonomia do posto de trabalho para organizar a sua área de trabalho individual, que pode incluir a sua secretária, cadeira e tecnologia.
Neste post, definimos a ergonomia do posto de trabalho e exploramos sete sugestões para o ajudar a melhorar o seu.
1. Coloque o teclado e o rato mais perto de si
Um dos desafios mais comuns que a ergonomia do posto de trabalho pode ajudar a mitigar é o hábito que muitos funcionários têm de se inclinarem para a frente sobre as secretárias enquanto trabalham. Uma forma eficaz de conseguir uma melhor postura através da ergonomia do posto de trabalho é aproximar o teclado e o rato da secretária, o que pode reduzir a distância que tem de alcançar para utilizar o computador e permitir-lhe sentar-se na cadeira enquanto trabalha.
2. Ajuste a sua cadeira
Uma excelente forma de responder a estes desafios é ajustar a sua cadeira de escritório para garantir que a utiliza da forma mais eficaz possível e que se mantém confortável durante todo o dia de trabalho.
3. Rever a altura do monitor do computador
Os trabalhadores que utilizam um computador para trabalhar passam frequentemente muitas horas por dia a olhar para um ecrã de computador. Quando o monitor de um computador está demasiado alto ou demasiado baixo e os empregados têm de se inclinar para obter uma visão clara, pode haver um risco potencial de lesões no pescoço. Uma forma de responder a este desafio com a ergonomia do posto de trabalho é avaliar a altura do monitor do computador e ajustá-lo se parecer demasiado alto ou demasiado baixo.
Optimize todo o seu escritório
Uma mesa robusta para computador portátil pode funcionar como uma superfície de trabalho conveniente e uma mesa de apoio, enquanto uma secretária montada na parede pode aproveitar ao máximo o espaço vertical quando não há muito espaço disponível.
Encontre espaço de parede não utilizado ou recantos desperdiçados que possam ser transformados na sede do seu escritório.
Os armários móveis para ficheiros e pastas significam que tudo está ao seu alcance quando precisa e pode ser arrumado quando não precisa. A seleção de uma secretária com arrumação de ficheiros incorporada pode ajudar muito a reduzir a desarrumação à sua volta, uma excelente cadeira para acompanhar a sua secretária, é o nosso modelo BERLIM!
Quais são as regras ergonómicas?
Quer trabalhe sentado ou de pé, há regras de ergonomia básicas que podem ajudá-lo a avaliar as tarefas que faz todos os dias e a fazer mudanças simples que têm um grande impacto, principalmente a nível da ergonomia computador, em seguida damos alguns exemplos de regras de ergonomia.
1. Trabalhar numa posição neutra
É importante manter o seu corpo numa postura neutra. Há várias áreas do corpo que este princípio afecta normalmente. A primeira é a coluna vertebral. Uma coluna vertebral saudável segue uma curva em S e é importante manter esta curva enquanto trabalha para evitar tensão nas costas.
2. Mantenha os materiais ao seu alcance.
Tente esticar os braços e delinear um semicírculo à sua frente. Este é o seu envelope de alcance, e os artigos que utiliza frequentemente devem estar dentro deste semicírculo no seu posto de trabalho. Para acomodar o seu alcance, poderá ter de reorganizar a sua área de trabalho de modo a não ter de alcançar os objectos mais utilizados. Ajustar o assento e os apoios para os braços também pode colocar coisas como os controlos da máquina ao seu alcance para reduzir a fadiga.
3. Trabalhe à altura correcta.
Ter uma superfície de trabalho demasiado alta ou demasiado baixa pode causar tensão nas costas, no pescoço e nos ombros. A maior parte do trabalho de rotina deve ser feito à altura do cotovelo, quer esteja sentado ou de pé. No entanto, se trabalhar com ferramentas pesadas, poderá querer ajustar a sua posição de modo a trabalhar abaixo da altura do cotovelo. E, no lado oposto, o trabalho de precisão pode exigir que trabalhe a uma altura superior à do cotovelo.
4. Mexa-se e alongue-se ao longo do dia.
Ficar muito tempo na mesma posição – sentado ou de pé – não é saudável para o corpo humano. Faça pausas para fazer exercício ou alongar os músculos. Se estiver sentado durante muito tempo, faça periodicamente uma pausa no que está a fazer e ande um pouco.
Quais são os riscos ergonómicos no local de trabalho?
Os factores de risco ergonómico são situações no local de trabalho que provocam desgaste no corpo e podem causar lesões. Estes incluem a repetição, a postura inadequada, o movimento forçado, a posição estacionária, a pressão direta, a vibração, a temperatura extrema, o ruído e o stress no trabalho.
Carga postural
O que é a carga postural?
No local de trabalho, a “postura forçada ou carga postural” é definida como postura de trabalho que passa de uma posição natural (de conforto) para uma posição (forçada):
Por esta razão, é necessário, e de extrema importância, adquirir umas cadeiras ortopédicas para coluna, em seguida deixamos o link do nosso catálogo onde pode verificar as cadeiras mais ergonómicas:
Condições ambientais
As condições ambientais são um conjunto de factores associados ao ambiente em que o trabalho é realizado. Estas condições podem afetar a capacidade de um trabalhador para executar as suas funções e tarefas no local de trabalho.
Existem muitas variáveis que contribuem frequentemente para questões gerais de saúde e segurança, incluindo níveis de ruído/decibéis, manutenção de equipamento e maquinaria, manuseamento, eliminação e armazenamento autorizados de substâncias tóxicas e instalação de unidades de sistemas de ventilação para controlar as gamas de temperatura.
Aspectos psicossociais
Os riscos psicossociais resultam de uma conceção, organização e gestão deficientes do trabalho, bem como de um contexto social de trabalho deficiente, e podem dar origem a resultados psicológicos, físicos e sociais negativos, como o stress relacionado com o trabalho, o esgotamento ou a depressão. Alguns exemplos de condições de trabalho que conduzem a riscos psicossociais são:
- Cargas de trabalho excessivas
- Exigências contraditórias
- Falta de envolvimento na tomada de decisões
- Mudanças organizacionais mal geridas
- Comunicação ineficaz, falta de apoio
- Assédio psicológico e sexual
Comentários